Queridas famílias!
Tendo em conta a atual situação em que nos encontramos, queremos que saibam que continuamos aqui para todos vocês. Esperamos que se encontrem bem e a aproveitar as coisas boas que este período nos pode trazer: mais tempo para estar em família!
A nossa missão é ajudar-vos e, por isso, deixamos aqui 11 ideias de atividades para fazerem com os mais pequenos. São todas feitas e adequados aos materiais que todos temos em casa.
Esperemos que gostem e se divirtam em família! Não se esqueçam de ir partilhando connosco esses momentos divertidos em @colegiodosarcos!
Manter as rotinas:
Sabendo que as rotinas são uma base da aprendizagem precoce e que permitem que as crianças se vão apropriando, progressivamente, de referências temporais, proporcionando segurança, conforto e autonomia, consideramos importante que mantenham algumas das rotinas da sala com os(as) vossos(as) filhos(as). Além disso, queremos que o momento do regresso ao colégio, seja um momento tranquilo para todos e que as nossas crianças não passem por uma nova adaptação a tudo… Cantem a Canção do Bom Dia, criem um momento do conto, da canção, escolham os mesmos momentos de repouso… Cada família conhecerá as rotinas da sua sala.
2. Contar histórias:
A leitura e o contacto com a escrita e as ilustrações são fundamentais no desenvolvimento da literacia. Para os mais pequeninos também, sem dúvida. Contem algumas histórias antigas dos tempos dos avós, inventem histórias, escolham alguns contos que tenham em casa. Se preferirem, deixamos aqui algumas sugestões que podem encontrar online: O Nabo Gigante; O Cuquedo; A que sabe a lua?, por exemplo. Para dar mais vida às histórias, porque não recorrer a um fantoche, peluche, brinquedo…? Porque não fazer várias vozes e expressões? Eles vão gostar!
3. Fazer trabalhos manuais com materiais reciclados:
Em tempo de poupança, porque não guardar as embalagens do iogurte, as embalagens do leite, os rolos do papel higiénico, as caixas de cereais ou outros materiais, e fazer alguns brinquedos? Podem fazer maracas, juntando uns grãos de arroz ou massa às embalagens do iogurte, carrinhos, juntando tampas de garrafas aos rolos do papel higiénico, robôs com as caixas de cereais, entre outras coisas. Podem ir até onde a vossa imaginação e a imaginação dos vossos meninos vos levar. Vai ser divertido!
4. Fazer receitas em família:
Porque não experimentar alimentos novos? Fazer receitas antigas ou as receitas favoritas da família? As crianças vão adorar e sem dúvida que será uma experiência sensorial muito rica. Um salame de chocolate, uma salada de frutas, uma gelatina, uma sopa… o que mais gostarem! Explorem os alimentos antes de os usarem. Conheçam tudo. Deixem que os vossos meninos mexam, cheirem, vejam e saboreiem.
5. Cantar
Cantem. Comecem de manhã com a música do bom dia (podem cantar alguma já conhecida das crianças ou outra à vossa escolha). Cantem músicas que já conhecem, procurem novas e aprendam-nas em conjunto.
6. Realizar jogos motores
Mexerem-se é muito importante. Façam percursos em casa com obstáculos. Podem usar objetos como almofadas ou brinquedos e saltar por cima, contornar, saltar a pés juntos... Podem também ensinar às crianças alguns jogos tradicionais que conheçam e que se possam fazer em casa.
7. Fazer teatros
Se há coisa que as crianças gostam é de brincar ao faz de conta! Utilizem adereços que tenham por casa como peças de vestuário e usem a imaginação. Podem basear-se nalguma história já existe ou criarem uma vossa.
8. Brincar com fantoches
Se já tiverem fantoches em casa, aproveitem e criem momentos de interação e diálogo que favorecem o desenvolvimento da linguagem oral. Para além disso são ótimos momentos de expressão dramática e desenvolvimento da criatividade. Caso não tenham nenhum por casa, mãos à obra! Desenhem numa folha, recortem e colem em palhinhas ou paus de espetada. Com estes fantoches podem também fazer teatros de sombra (recorrendo a um lençol e um foco de luz) e pequenas dramatizações de histórias já conhecidas ou outras.
9. Dançar
Aproveitem este momento em casa para se mexerem! Escolham músicas que pais e filhos gostem, descubram músicas novas e façam pequenas coreografias em conjunto.
10. Fazer instrumentos musicais
Para acompanhar as músicas ou fazer melodias novas, aproveitem materiais de desperdício que tenham em casa e construam instrumentos musicas. Podem usar garrafas de iogurte para fazer maracas, caixas vazias para fazer tambores... usem a imaginação e experimentem os sons dos vários materiais que têm em casa!
11. Fazer massa de modelar
Farinha, sal, água, óleo e tinta/corante alimentar (opcional). Misturem os ingredientes sólidos e vão colocando água aos poucos. Adicionem por fim o corante/tinta (opcional) e o óleo. Amassem tudo e divirtam-se a criar!